25 de fevereiro de 2015

O FILÓSOFO SHNEIDER E A VILA PAX



                                                             Um dos livros de Shneider "A palavra do Mestre"

                                           
                                                      Guilherme Ernesto Shneider



Foto da Vila Pax

“A fé é a mais elevada paixão de todos os homens”.


Guilherme Ernesto  Schneider nasceu em Itajaí em 1º de março de 1896.
Viveu em Barra Velha de 1955 a 1966  ano em que faleceu, na época caiu de uma escada ao descer num porão e se acidentou, sua saúde ficou debilitada e acabou falecendo. Segundo Elfrida Reither ele morou em Blumenau, Jaraguá do Sul, Corupá , Joinville e Piçarras antes de morar aqui.
Elfrida ainda diz que ele viajava sempre para a Alemanha onde visitava seus pais e parentes.
Poucos sabem que Schneider  tinha uma influencia de Søren Aabye Kierkegaard, filósofo Dinamarquês que traz o existencialismo e  ainda questiona a liberdade que o indivíduo tem que ter dentro das religiões.
Para Schneider o indivíduo deve ter uma liberdade em sua religião.  Seu pensamento é baseado no Cristianismo, mas ele admite a reencarnação. Apenas questiona os dogmas que as religiões trazem para aprisionar seus fiéis.
Nesse período em que viveu em Barra Velha ele fundou a Vila Pax (Vila da Paz) , onde ele atendia as pessoas, fazia orações para os que o procuravam . Ele era escritor entre seus livros podemos verificar a Cura Verdadeira onde ele traz uma visão que a doença tem suas causas, sendo necessário atingi-las. O corpo tem a capacidade de se auto-curar, nesse sentido seu pensamento bate com o de Meishu-Sama filósofo japonês que instituiu o Johrei (método de criar felicidade) através da imposição das mãos. Este último ainda afirma que os remédios sujam o sangue que é a materialização do espírito, os dois tem a mesma visão que é necessário ir na causa das doenças e não nos seus efeitos. É certo que Guilherme Schneider tenha bebido no Budismo, no Zen, no Xintoísmo, no TAO e no Hinduísmo. Outro livro interessante seu é Das Word des Meister (A palavra do Mestre).
A Vila Pax ficava no centro de Barra Velha entre as ruas Gustavo Koninck e Vitor Breneiser onde fica o depósito do Kath.
É certo que Schneider tenha um largo e vasto potencial para que possamos pesquisa-lo mais.
Seus seguidores hoje se reúnem e estudam o Novo Testamento em reuniões da Bíblia.  

Cássio Amaral.

Professor de História

Autor do livro ENTEN KATSUDATSU entre outros. 

Escreve no blog:    http://cassioamaral.blogspot.com.br/





Nenhum comentário: